Co-curadores

No Panda Criativo, garimpamos ao longo do ano pessoas, projetos e iniciativas para compor o Festival Path. E para chegar ao resultado final, um fim de semana inteiro com conteúdo diversificado e inovador, contamos também com xs parceirxs abaixo, escolhidxs a dedo:

O Panda Criativo

O Panda Criativo é uma plataforma para criar, promover e gerir iniciativas que usam a criatividade como ferramenta para transformar a sociedade. Entre seus projetos estão o Festival Path, o portal de conteúdo Átomo (http://atomo.cc), a plataforma de encontros criativos Plusplus! e o happy hour com exibição de filmes Shift CIneclub.

Anderson Ramos

Curador de palestras relacionadas à tecnologia no Path 2018, Anderson Ramos é sócio-fundador e CTO da Flipside, onde idealizou o Roadsec e o Mind The Sec, as maiores conferências do continente sobre hacking e segurança da informação. Possui quase 20 anos de experiência na área, trabalhando como analista, consultor, evangelista e instrutor, tendo ministrado aulas em mais de 20 países. Cursou por dois anos Administração e Sistemas de Informação na London School of Economics and Political Science, mas largou no meio caminho para empreender (e manter esse clichê vivo). Já palestrou em diversas conferências dentro e fora do Brasil, sempre reconhecido pela habilidade em abordar temas técnicos com qualquer tipo de público, do chão de fábrica à comunidade hacker, de maneira simples, instigante e divertida.

Bolha – Estúdio de Tecnologia Criativa

Parceira na curadoria da Feira Maker e das palestras e oficinas sobre o mundo maker de robótica, a Bolha é um estúdio de tecnologia criativa que em mais de seis anos já entregou mais de 150 projetos unindo hardware, software e experiência. Tem como clientes as principais agências do país e grandes marcas como Ambev, Coca-Cola, General Electric e Hershey’s, entre outras.
O Movimento Maker é a grande inspiração para o modo de operar da Bolha. Com um laboratório próprio, ela pesquisa constantemente novas tecnologias como wearables, internet das coisas, fabricação digital, realidade virtual, mista e aumentada.

Boomera

Co-curadora das palestras de economia circular, a Boomera é uma empresa brasileira de valorização de resíduos, que aplica na prática o conceito da Engenharia Circular. Através da ciência, transformamos resíduos sem valor comercial em matéria-prima e produtos surpreendentes. Acreditamos que é possível fazer diferente, pensar diferente, consumir diferente. Afinal, nada é lixo, TUDO, até o inimaginável pode ser transformado. Fazemos ciência com consciência e projetos que geram resultados econômicos, sociais e, acima de tudo, ambientais. Estamos entre as 5 startups que fazem da América Latina um local mais sustentável, de acordo com o World Economic Forum e a Entrepreneurs. Isso é Boomera, do início ao início.

Caio Dib

Nosso curador de Educação, Caio é fundador do Caindo no Brasil e formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já integrou equipes de instituições como Abril Educação, Colégio Bandeirantes e Instituto Natura. Além disso, é autor de “Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação” e “Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola”. Caio também faz parte do conselho editorial dos cadernos Globo e é colunista em portais como NaPrática (Fundação Estudar) e HuffPost Brasil.

Celebryts

Curadora das palestras sobre influenciadores, a Celebryts é uma plataforma que conecta marcas com Influenciadores digitais de todos os tamanhos, via algoritmo. São mais de 9 mil canais disponíveis em sua rede.

Clayton Melo

Curador de Agroinovação pelo segundo ano no Path, Clayton é jornalista há 20 anos e empreendedor, especialista em agricultura digital e Líder e Curador na StartAgro, primeira plataforma de networking e informação AgTech (tecnologia para o agronegócio) do Brasil. Faz MBA em Marketing da FGV e desenvolve projetos de marketing de conteúdo para empresas (inbound). É o curador do Festival Path na área de agronegócio. Foi Diretor do Núcleo Digital e Editor de Tecnologia da revista Istoé Dinheiro, Editor de Comunicação da Gazeta Mercantil e Editor-executivo do site IDG, entre outras. A convite do ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, é um dos autores do livro “Rumo ao Brasil Desenvolvido – Em Duas, Três Décadas” (Campus Elsevier, 2012). Apaixonado por música, é vocalista da banda “Os Esporádicos”, que faz uma pesquisa pela história do rock nacional, de Roberto, Erasmo e Ronnie Von a Raul Seixas, Rita Lee & Tutti Frutti, Joelho de Porco, a geração 1980 e releituras nervosas de clássicos bregas, como Odair José, Reginaldo Rossi e Sidney Magal.

Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo

Curadores dos palestrantes holandeses pela terceira vez no Festival Path, representamos, em São Paulo, o nosso país: Holanda. Estamos aqui para zelar pelos direitos dos cidadãos holandeses que aqui se encontram a turismo, ou ainda, que fizeram do Brasil seu segundo lar. Além disso, procuramos divulgar informações e organizar eventos econômicos, consulares e culturais, para que os Países Baixos (ou Holanda) se tornem, apesar da distância física, mais próximos aos brasileiros.

Evelle Consultoria

Curadora de palestras de assuntos gerais, a Evelle Consultoria é uma empresa que atua na área de marketing e inovação com foco em direitos humanos e habilidades do futuro, através de soluções em educação e pesquisa.
Seus serviços são consultoria para organizações, curadoria de eventos, cursos abertos e In Company, além da criação de plataformas online.

Fabrício Pamplona

Curador das palestras sobre cultura cannábica, Fabrício é Criativo, multidisciplinar e realizador. Tem uma bagagem de 15 anos atuando como cientista na área de psicofarmacologia de canabinoides. Desde o doutorado, ingressou de cabeça no empreendedorismo, porque acredita em usar a ciência para realizar a transformação da sociedade com ações concretas.
Hoje, está ajudando a criar a indústria da Cannabis medicinal no Brasil, uma transformação social que promete impactar positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o país.

Fernanda Obregon

Curadora de diversos assuntos no Path 2018, Fernanda é Consultora de Pesquisa e Estratégia. Curiosa e criativa, ela atua no mercado de pesquisa e inovação há 10 anos. Fascinada por comportamento humano, adora conhecer pessoas, suas histórias e buscar novas formas de pensar e sentir o mundo. Formada em Publicidade com especialização em Semiótica Psicanalítica, já realizou projetos com Box1824, Talk Inc, CS Space (NY) e NoOne.is. Atualmente seus interesses são design de experiência, processo criativo, cadernos e diários.

Fernanda Weinfeld

Nossa curadora das palestras sobre o Mercado Audiovisual, Fernanda Weinfeld é diretora de cena e criadora.
Tem olhar com foco em personagens, reais ou fictícios, desenvolve trabalhos ligados a percepção e sensibilidade na direção de atores e pessoas reais, sempre em busca das melhores histórias.
Narrativa visual e storytelling andam juntos nas diferentes áreas em que atua.
Já dirigiu peças para marcas como Coca-Cola, Unimed, Google, Skol, Netflix, assim como séries para diferentes canais, como “Pedro e Bianca”, “Ciência em Casa” e “Condomínio Jaqueline” e “Eu eu te Dedico” além de criar e realizar videoclipes dos artistas Marcelo Jeneci, Seu Jorge, Ana Carolina, entre outros.
Alguns desses trabalhos já renderam prêmios durante sua carreira, como Prix Jeunesse, Emmy Kids e Cannes Lions.
Atualmente está trabalhando no desenvolvimento de novos projetos entre eles uma série sobre dança.

Juli Baldi

Curadora das palestras sobre música, Juli Baldi é pesquisadora musical, radialista e empresária. Com passagem pelas rádios Oi FM e a icônica Ipanema FM de Porto Alegre onde criou os projetos Final de Semana Devassa e Red Bull Music Academy Radio, atualmente é a frente paulista da empresa de curadoria musical Bananas Music, criando projetos para clientes como Spotify e Ford Brasil. Foi uma das curadoras do Pulso no Red Bull Station e Natura Musical e apresenta semanalmente o programa Sonido Urbano, transmitido pela rádio Unisinos FM 103.3.

Kamila Signorelli

Curadora das palestras de autoconhecimento, Kamila é pesquisadora e estrategista. Desenvolve projetos de design research e inovação para marcas que considera alinhadas aos seus valores. Em 13 anos de trajetória profissional, passou por agências de publicidade como NegomaBBH, DM9DDB, AlmapBBDO, pela consultoria CO.R Inovação e Tátil Design de Ideias, até seguir como consultora de marcas com causas. formada em Comunicação Social pela FAAP, pós-graduada em Semiótica pela PUC e com especialização em Social Innovation Management no The Amani Institute, no Quênia. Acredita que o auto conhecimento transforma e ama conectar esses aprendizados com o mundo da inovação.

Léa Gejer

Curadora das palestras e oficinas de Economia Circular, Léa Gejer é Arquiteta e Urbanista e Mestre em Gestão Ambiental Urbana com especialização em Cradle to Cradle e Economia Circular. É apaixonada pela criação de produtos e espaços saudáveis, e vem aplicando em seus trabalhos ferramentas de pesquisa e design que promovam o impacto benéfico para os usuários e meio ambiente. É fundadora da Flock, empresa de design circular aplicados à arquitetura, produtos industriais e cidades, além de representar no Brasil o EPEA GmbH (Environmental Protection Encouragement Agency). É também idealizadora e colaboradora da Ideia Circular, iniciativa dedicada à discussão e divulgação da Economia Circular e do Cradle to Cradle.

Paola Caiuby

Co-curadora das palestras de urbanismo, Paola é fundadora e diretora do Conexão Cultural, uma organização que promove acesso e conteúdo na área cultural, por meio da integração entre as mais diversas formas de arte e a ativação de espaços culturais e públicos. Trabalha para integrar cultura no cotidiano das pessoas, e aproximá-las da cultura brasileira e mundial, dos artistas, espaços culturais e espaços públicos, oferecendo novas dinâmicas de sociabilização, valorizando a troca de experiências, estimulando a curiosidade e a criatividade das pessoas. Estuda e trabalha com a metodologia Placemaking “transformar espaços a partir do desejo de quem mora e trabalha neles”. Em 2016 e 2017 coordenou o Movimento Inova Cajamar, junto à empresa Natura para o Plano de Desenvolvimento Local da cidades com ações de governança e placemaking

Paulo Luis Santos

à Frente das palestras e da Feira de Games, Paulo Luis Santos é Empreendedor, Game Designer, Músico e Professor. Fundou, em 2012, a Flux Game Studio, uma das empresas de desenvolvimento de games de maior destaque do Brasil, autora de games como GUTS e Trenga. Formado em Comunicação pela USP e pós-graduado em Desenvolvimento de Games pelo Senac-SP, tem larga experiência tanto em desenvolvimento quanto em publishing, e atua no mercado de games desde 2010. Palestrante veterano com rodagens pelo Brasil e exterior, Paulo é também Vice-Presidente da Abragames, Associação das Empresas de Games do Brasil.

Proa Cultural

Curadora das palestras referentes à inovação em Recife, a Proa Cultural desenvolve projetos sob demanda, diversificando as estratégias de mercado para atingir os objetivos de comunicação dos clientes. Conectam marcas à cultura e à transformação social, transmitindo conceitos, ideais e valores de maneira inovadora e versátil. São também a ponte entre as empresas e os agentes criativos das várias linguagens artísticas e campos de atuação cultural. O trabalho colaborativo permite um oceano de possibilidades.

Ricardo Cappra

Curador das palestras de tecnologia, Ricardo Cappra é um cientista de dados especialista em business analytics. Cientista-chefe na Cappra Data Science e do laboratório de big data Mission Control, ele e seu time de cientistas ajudam pessoas e empresas a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Entre os clientes atendidos estão o governo dos EUA, Coca-Cola, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú e outros.

Rodrigo Helcer

Rodrigo Helcer é co-fundador e CEO da STILINGUE, empresa na vanguarda da Inteligência Artificial para as particularidades do Português. Atua com seu time, academia e clientes na inclusão do País no acesso à inteligência Aumentada. É também estudioso, palestrante e professor dos temas IA e Influência On-line. No Festival Path 2018, curou palestras de tecnologia.

Startup Farm

Curadora de palestras de empreendedorismo pelo terceiro ano consecutivo, a Startup Farm é a maior e mais experiente aceleradora de startups da América Latina, e foi eleita a melhor aceleradora em 2017 no Startup Awards. Já apoiou mais de 280 empresas ao longo de 7 anos. Ao colocar o empreendedor como eixo central de sua atuação, através do seu programa Ahead, a Startup Farm oferece uma ampla rede de mentores e facilitadores que, aliada aos seus parceiros institucionais, acadêmicos, grandes empresas e investidores, têm gerado cases de sucesso no mercado brasileiro e internacional, como WorldPackers, Verios, Social Miner, NetShow.me, UpPoints, InfoPrice, Beauty Date, entre tantas outras.

Sylvia Romanelli & Nathalie Comtesse – swissnex Brazil

Curadoras para assuntos de internacionalização de startups, Sylvia Romanelli, é Startup and Innovation Project Manager da swissnex Brazil em São Paulo e junto com Nathalie Comtesse, suíça, conectora e colaboradora da swissnex Brazil, buscam conexões P2P (people2people) para criar projetos e empreendimentos internacionais fora da caixa, atrelando local expertise com perspectiva global. Ambas são tradutoras culturais e desenvolvem iniciativas de conexão entre o Brasil e a Suíça em ciência, educação e inovação, pela swissnex Brazil, um empreendimento público-privado do governo suíço, localizado em São Paulo e Rio de Janeiro.