top of page

6 palestras do Path baseadas em ODSs determinantes

Separamos 6 palestras disponíveis na plataforma de streaming do Path, todas elas são baseadas em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável considerados determinantes para atingirmos todas as 17 metas estabelecidas pelas Nações Unidas até 2030.



No artigo anterior sobre a Agenda 2030 e as ações para o desenvolvimento sustentável, apresentamos a palestra de Glauco Kimura de Freitas, Oficial de Projetos de Ciências Naturais da UNESCO Brasil. Na apresentação, disponível na plataforma digital do Path, Kimura mostrou que cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, é interdependente do outro. Nesse contexto, ele apresentou 6 ODS que podem ser considerados pré-requisitos para atingir todas as metas até 2030.


Na plataforma de streaming do Path, a maioria dos conteúdos são baseados em algum ODS. Entre palestras, podcasts e documentários, são mais de 70 horas de conteúdos relevantes que colaboram com os debates sobre como chegaremos até 2030 com a possibilidade de desenvolvimento sustentável nas décadas seguintes.


Para cada ODS citado por Kimura, vamos adicionar uma dica de conteúdo do Path relacionado ao tema. Clicando nas thumbnails de cada episódio você será direcionade para nossa plataforma de streaming. Não tem cadastro? É só criar sua conta em poucos segundos e ter acesso gratuito a uma diversidade de palestras, podcasts e filmes originais do Path.


Confira a lista que separamos com as dicas de palestras baseadas nos principais ODS:



ODS 6 - Água potável e saneamento


Desafios da Mata Atlântica


com Gustavo Veronesi e Diego Igawa


Em uma conversa transformadora Gustavo Veronesi e Diego Igawa conversam sobre os desafios da Mata Atlântica, a história desse bioma e sua importância. Os dois integrantes do SOS Mata Atlântica mostram o que ocasionou a diminuição dessa vegetação e o que podemos fazer para cuidar do que resta.


ODS 12 - Consumo e produção sustentável


Produzir e consumir com responsabilidade


com Emily S. Ewell e Gabriela Marcotti


Emily S. Ewell, CEO e Co-fundadora da Pantys, conversa com Gabriela Marcotti, Head de Sustentabilidade da marca, sobre a ODS "Produção e Consumo responsável" e como a Pantys pode servir como um produto que evita o descarte de absorventes descartáveis, apresentando também as suas iniciativas de sustentabilidade, como carbono neutro, tecidos biodegradáveis e mais.


ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima


Urgência climática, por um futuro no presente.


Com Andreia Coutinho, Paulo Moutinho, Disomar Filho, Isabela Prata


Nessa conversa sobre emergência climática, os quatro convidados mostram como esse tema coloca em risco a nossa própria existência e promete ser o maior desafio da humanidade. Para eles, é injusto que toda a responsabilidade caia sobre as crianças sem que nós, adultos, façamos algo. Na mesa, Andreia Coutinho, que é jornalista e especialista em justiça climática, Paulo Moutinho, Cientista-sênior do Instituto de Pesquisa Socioambiental da Amazônia (Ipam), Diosmar Filho, Mestre, geógrafo e professor, além de Isabela Prata, mentora e consultora.



ODS 14 - Vida na água


Minha vida no mar


com Janaína Pedroso


A jornalista, surfista e criadora da plataforma Origem Surf (Folha de S.Paulo), conta como surgiu o projeto, nascido de forma independente e inicialmente como um blog, e de que forma o espaço está relacionado a determinados objetivos da Agenda 2030 da ONU.


ODS 15 - Vida Terrestre


Desafios da sustentabilidade na fauna terrestre


com Dener Giovanini


O jornalista e documentarista cinematográfico aborda os principais desafios para o mundo alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), especialmente o ODS 15, diante de um planeta em desequilíbrio. Dener Giovanini apresenta saídas para os obstáculos que nossa fauna terrestre vem encontrando nos últimos tempos.


ODS 17 - Parcerias e meios de implementação


Parcerias para o desenvolvimento sustentável


com Larissa Oliveira Duarte e Bia Saldanha


Nessa conversa sobre parcerias para o desenvolvimento sustentável, a designer e pesquisadora Larissa Oliveira, conversa com a economista e empresária, Bia Saldanha, apresentando pontos que vão desde as redes produtivas e consumo sustentável relacionados à Amazônia, até o compartilhamento de conhecimento entre empresas e produtores locais, assim como a resiliência aplicada em um projeto com diversos parceiros.


0 comentário
bottom of page