top of page

Comece por si mesme

Para Akash Barwal, encontrar um tempo para si e se dedicar a observar as próprias emoções ajuda na busca de algo maior na vida.


Por Carla Furtado


Akash Barwal (Foto: Divulgação)

Akash Barwal cresceu em Dubai, na costa do Golfo Pérsico. Era um jovem comum, que vivia com a família e apaixonado por esportes. Mas havia dentro dele uma inquietação que nunca o deixava em paz: a dúvida sobre a existência de um mestre espiritual vivo que pudesse guiá-lo. Aos 18 anos, numa viagem à cidade indiana de Bangalore, conheceu a Associação Internacional Arte de Viver e seu líder, Sri Sri Ravi Shankar. Foi quando enfim teve a experiência que, até então, só conhecia através dos livros, a de reconhecer seu guru. Foi um momento especial, no qual Barwal sentiu que estava no lugar certo e na hora certa.


Há duas décadas, Akash se dedica à Associação viajando o mundo e ensinando yoga, meditação e a transformadora técnica de respiração criada por Ravi Shankar, o Sudarshan Krya. Ela incorpora ritmos naturais específicos de respiração para harmonizar o corpo, a mente e as emoções. A técnica trabalha sentimentos negativos como raiva, frustração e depressão, trazendo mais relaxamento e calma, energia e foco. Hoje Akash vive no Ashram da Arte de Viver, em Bangalore. Foi de lá que conversamos, via Skype, sobre seu caminho e visão do momento em que vivemos, de maneira leve e sincera.


Em maio, o público terá a oportunidade de uma conversa mais próxima com ele: Akash irá palestrar no Festival Path, o maior festival de inovação e criatividade do Brasil, sobre questões existenciais e a habilidade de saber seguir em frente. O evento acontece nos dias 19 e 20 de maio, em São Paulo, e terá mais de 200 palestras dos mais variados assuntos, shows, filmes, workshops e mais atividades. Os ingressos estão à venda em www.festivalpath.com.br


Quando e como você conheceu a Art of Living (Arte de Viver)?

Eu era um jovem muito encantado pelos grandes mestres, lia muito sobre diferentes linhas espirituais e me perguntava como eram os mestres iluminados, e se algum dia eu iria encontrar algum. Eu queria me conectar com algo maior e mais profundo mas não encontrava nada. Ria pensando que eu tinha nascido na época errada, porque não tinha nenhum deles vivos hoje! Até que um dia, em 1995, eu vi a foto de Gurudev (Sri Sri Ravi Shankar) enquadrada na parede da casa de um conhecido, perguntei quem era aquele e me responderam: “é um mestre iluminado da Índia!”, e a primeira pergunta que eu lembro de fazer foi “ele está vivo?”, e no momento que eu ouvi a resposta sim, minha jornada começou.


Como identificar um professor espiritual autêntico de um charlatão?

Compaixão e paz interior não podem ser forjadas. Você pode ser um bom ator, mas não pode fingir tais coisas. No momento em que você está com uma pessoa iluminada, você sente. Não são as palavras, é através da presença do mestre que você pode sentir o amor, a compaixão e o conhecimento.


Dizem muito que a depressão e a ansiedade são o mal do século. Você concorda?

Sim, não são as doenças que são o grande problema do mundo, a maior epidemia hoje é a depressão. É surpreendente porque são nos países mais desenvolvidos que estão os índices mais altos de depressão e suicídio. Isso nos deveria fazer pensar sobre o que a vida realmente é. As pessoas não estão satisfeitas porque não estão conseguindo lidar com questões simples da vida, e assim até mesmo coisas realmente pequenas podem irritá-las. A sabedoria de lidar com nossas emoções e com as questões do dia-a-dia não é algo ensinado no sistema educacional, e essa é uma parte tão importante da educação humana. Na vida, não é necessário que tudo aconteça do jeito que queremos e quando nos é dado algo que não estamos esperando, precisamos saber como aceitar e encarar isso.


"A sabedoria de lidar com nossas emoções e com as questões do dia-a-dia não é algo ensinado no sistema educacional, e essa é uma parte tão importante da educação humana. Na vida, não é necessário que tudo aconteça do jeito que queremos e quando nos é dado algo que não estamos esperando, precisamos saber como aceitar e encarar isso."


E em relação a quem está bem, como encontrar o equilíbrio entre manter a paz interior e a revolta pelo o que está errado no mundo, como as guerras e a desigualdade social?

As pessoas que são abençoadas por estarem um pouco mais equilibradas que as outras têm uma responsabilidade maior, porque são o que contrabalanceia a sociedade. É muito importante que as pessoas pacíficas e despertas não apenas se sentem em silêncio, mas percebam que são parte do todo, do país e da natureza e que elas têm um grande papel, porque há uma porcentagem maior de pessoas que não estão em paz. É responsabilidade de quem está no caminho de levar essa consciência para os que não estão.


Olhando para o outro lado, o que há de positivo na época em que vivemos?

Eu acredito que há luz em cada esquina. É realmente como me sinto atualmente, nunca vi tantas pessoas querendo algo maior para suas vidas. É como um ciclo, quando há tanto materialismo no mundo e as pessoas atingem um pico em que já viram de tudo e nada parece satisfazê-las, é natural que venham questionamentos: “o que eu realmente quero?”, “como eu posso ser feliz?”, e é aí que a espiritualidade floresce. Fico muito feliz de ver que há tantos jovens buscando isso. É um bom momento no mundo!

Para quem nunca praticou, como você pode explicar por que a meditação é algo poderoso?

Eu gostaria de começar enfatizando a importância de dar tempo para si mesmo. Todos os nossos problemas surgem porque nós não cuidamos de nós mesmos. Ficamos tão ocupados com esse mundo, nessa loucura de passar o dia em compromissos, fazendo coisas, encontrando pessoas, isso e aquilo, que algo dentro de nós começa a ficar desequilibrado. O primeiro passo é perceber que você precisa dar a si mesmo algum tempo. E no momento em que você passa a fazer isso, algo se aquieta em você. Eu diria que tudo é bom, mesmo que você só possa dar uma pequena caminhada no parque, ou fazendo coisas que você ama. E então, claro, não há dúvida de que a ciência mais antiga, a yoga, é muito poderosa, conecta o corpo com a mente, ensina a estar em paz consigo mesmo. A meditação faz parte dessa ciência e é uma das mais belas formas de aliviar seu stress e te ajudar a estar presente.


"Todos os nossos problemas surgem porque nós não cuidamos de nós mesmos. Ficamos tão ocupados com esse mundo, nessa loucura de passar o dia em compromissos, fazendo coisas, encontrando pessoas, isso e aquilo, que algo dentro de nós começa a ficar desequilibrado."


No Ocidente, vivemos um boom dos mais variados tipos de práticas de meditação e yoga, muitas vezes inseridos em fórmulas rápidas para se encaixar no cotidiano, como uma moda. Como você enxerga essa ocidentalização de algo tão antigo?

Está tudo bem! Tem vezes que eu acho engraçado olhar todo esse profundo conhecimento sendo ocidentalizado e, muitas vezes, provavelmente não sendo entendido, mas se eu olhar o quadro maior, sinto que algo é melhor que nada. Mesmo que as pessoas se aproximem da yoga como uma moda, ou apenas uma ginástica, tudo bem, porque essa ciência é tão bonita que mesmo que você comece por motivos pequenos, chegará o momento em que você vai alcançar o principal.


Quanto tempo você leva em suas práticas diárias?

Todos os dias de manhã, passo umas duas horas em práticas de respiração, yoga, meditação, exercícios… Amo ter esse tempo comigo mesmo. Mas, quanto mais fundo você vai nesse lindo conhecimento, a prática de estar consciente e desperto se torna um processo contínuo. Então durante o que quer que eu faça, seja estar em trânsito, ou comendo, ou interagindo com as pessoas, ou dando essa entrevista, estar consciente durante todos esses momentos é a verdadeira prática para mim.


Depois de 20 anos de práticas de auto-desenvolvimento e serviço aos outros, há algo que você sinta falta? Você já chegou aonde queria?

Para começar, eu não vim para esse caminho para ganhar algo ou alcançar algum lugar. Desde o início, eu estava aqui sem expectativas. E é por isso, para mim, que estar aqui e fazendo o que quer que eu faça se tornou mais importante que alcançar algum lugar. Eu estou aproveitando cada dia da minha vida, viajando, conhecendo pessoas… É lindo poder ajudar, trazer mudanças, não há nenhum questionamento sobre sentir falta de algo. Eu faço o que eu quero. Eu sou abençoado de ter liberdade de espírito, e é isso. Eu amo viver e respirar todos os dias.


Além da palestra de Akash Barwal (veja aqui), o Festival Path conta com uma programação de mais de 300 palestras dos mais variados assuntos, shows, filmes, workshops, feiras e mais atividades, como aulas gratuitas de yoga. Tudo nos dias 19 e 20 de maio, em Pinheiros, bairro de São Paulo. Saiba tudo em www.festivalpath.com.br

0 comentário
bottom of page