top of page

Conheça novas tendências que estão inovando a educação

A educação está evoluindo para um futuro onde as tecnologias digitais ajudam a ampliar a experiência de aprendizagem, novas tendências estão mudando os processos de ensino e em alguns casos democratizando a educação através da rede. Saiba quais são as principais tendências e conheça alguns conteúdos inovadores do Path que trazem conversas relacionadas ao tema.



A educação está passando por uma revolução digital, as novas tecnologias estão sendo incorporadas às salas de aula, ajudando a melhorar a aprendizagem dos alunos. Os professores estão usando mais recursos digitais para ensinar conteúdos, os alunos têm acesso aos seus conteúdos em dispositivos móveis e as plataformas de ensino a distância estão se tornando cada vez mais populares.


Desde 2015, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, tem como objetivo proporcionar a todos os indivíduos uma educação de qualidade e equitativa. A educação é um direito humano fundamental e um fator decisivo para o desenvolvimento sustentável. A fim de atingir este ODS até 2030, é preciso ter em mente algumas tendências que estão afetando a educação no mundo todo.


A primeira delas é a crescente digitalização da sociedade, que está mudando rapidamente a forma como as pessoas aprendem. Com o avanço da tecnologia, as pessoas têm acesso a uma infinidade de informações e conteúdos educacionais online. Isso está redefinindo completamente o papel da escola e dos professores, que precisam se adaptar para se manter relevantes.


Democratizando a educação com inovação e tecnologia


Atualmente, o setor da educação está passando por uma grande transformação. Novos modelos e tendências estão sendo introduzidos para melhorar os processos educacionais. Um dos principais elementos dessa mudança é a adoção de novas tecnologias que permitirão um melhor acesso e um melhor entendimento do conteúdo.


Outra tendência que vem ganhando força é a personalização do ensino. Cada aluno tem suas próprias necessidades e aptidões, e os professores precisam ser capazes de adaptar o ensino para atender às necessidades específicas de cada aluno. A personalização pode ser conseguida através de abordagens como o ensino híbrido, o uso de jogos educacionais, ou mesmo o uso da realidade virtual.



Os programas de aprendizado baseados em competições também estão ganhando popularidade. Estes programas incentivam os alunos a competirem entre si para obter melhores resultados e aprender mais rápido. Os gamificadores (uso de lógica dos games para o ensino) são usados para tornar a aprendizagem mais divertida e incentivar os alunos a se envolver mais na sala de aula.


A forma como as escolas lidam com as questões sociais também está mudando rapidamente. A maioria das escolas agora inclui cursos sobre diversidade, inclusividade e consciência social, juntamente com programas que tratam de assuntos importantes como bullying, saúde mental e relacionamentos saudáveis.


Novos métodos para ensinar habilidades profissionais essenciais a seus alunos estão agregando valor aos novos formatos de ensino. Estes, incluem programas que treinam os alunos em liderança, gestão do tempo e habilidades interpessoais fundamentais que são úteis na vida profissional.


Alguns destes programas também oferecem experiências práticas reais através do trabalho voluntário ou da participação em projetos profissionais parceiros locais para desenvolver as habilidades dos alunos antes mesmo que entrem no mercado de trabalho formal.


Essas são apenas algumas das tendências emergentes no setor da educação hoje em dia; mas elas mostram claramente que as escolas estão fazendo grandes avanços na tentativa de melhorar seus processos educacionais e proporcionar uma experiência única para todos os seus alunos.


Conteúdos sobre educação no Path


Inovação e novas tendências são dois tópicos que estão sempre presentes no Path. Desde o primeiro festival há 10 anos atrás, até a nossa plataforma de streaming atualmente, focamos em trazer para nosso público conteúdos que tragam soluções positivas para a sociedade, abrindo uma porta para novas visões de mundo e ampliando os espaços para o debate de ideias.


As tendências na educação estiveram presentes em algumas das conversas com especialistas na área, e que estão disponíveis em nossa plataforma. Nos próximos parágrafos vamos trazer dicas de três desses bate-papos transformadores. Confira:


Desenvolvimento sustentável ligado à educação.


com Claudia Costin.



Claudia Costin, que é fundadora e diretora do CEIPE FGV, explica no Path Amazônia quais foram os desafios históricos e quais são as novas perspectivas e tendências no cenário pós-pandemia.Além de abordar esses temas, ela abre sua conversa comentando sobre os Objetivos Para o Desenvolvimento Sustentável ligados à educação e de algumas metas específicas. Também mostra um panorama sobre a educação atual no país, tendências, sobre ser professor e gestor, legado da pandemia e pós pandemia e qual escola a ser construída no futuro, que ela chama de “minha utopia”."


A saúde da educação em nossas mãos.


com Carolina Achutti.



Em conversa com o Path, a professora Carolina Aschutti, fala sobre como a saúde da educação está em nossas mãos. Na conversa ela traz o cenário atual do ensino básico ao superior na perspectiva da saúde das pessoas que trabalham nesse setor e os alunos. A ideia desse bate-papo é entregar um pouco da vivência dela trabalhando com ensino fundamental e com a plataforma de ensino EAD Descomplica, para buscar novas soluções em relação a esse tema.


O Papel da educação na formulação de uma sociedade


com Ricardo Marcílio



O professor de geografia e atualidades, Ricardo Marcílio, fala sobre como o processo de educação influencia no desenvolvimento sustentável e na inovação através da democratização do conhecimento. Nessa conversa, Marcílio explica como a educação em plataformas digitais e a modernização destes processos de ensino podem ajudar a transformar a sociedade, alcançando mais pessoas e trazendo novas tendências para a educação.



0 comentário

Komentarze


bottom of page