top of page

Empreendedorismo, inovação e inclusão nos conteúdos do Path

Na semana do empreendedorismo, separamos conteúdos sobre pessoas que decidiram empreender para transformar não só suas vidas, mas também a sociedade. Conheça quem está promovendo soluções para reduzir desigualdades no mercado de trabalho, através da inclusão e quem está desenvolvendo novas soluções através da veia empreendedora.



Todos os dias somos inundados com notícias sobre startups que conseguiram alcançar o sucesso. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas estão buscando inovação e criatividade para se destacar, porém, ser empreendedor não é uma tarefa fácil e requer muito trabalho e dedicação.


Hoje, 5 de outubro, é comemorado o dia do empreendedor, uma escolha profissional que não significa apenas ter uma ideia ou criar um negócio a partir dela. É preciso muito mais que isso. Empreendedores são pessoas que pensam diferente, que enxergam oportunidades onde outras pessoas não as veem. São pessoas que estão dispostas a correr riscos e enfrentar desafios, porque acreditam que vale a pena lutar pelo seu sonho.


Desde os primórdios da humanidade, o empreendedorismo tem sido uma das principais forças motrizes da sociedade. Empreendedores são aqueles que tomam iniciativas e correm riscos para criar algo novo, seja um produto, um serviço, uma tecnologia ou até mesmo uma organização.


Podem ser agentes de mudança e inovação que enxergam oportunidades onde outros não veem e são capazes de transformar sonhos em realidade. São pessoas visionárias que não se contentam com o status quo e buscam sempre melhorar a si mesmos e o mundo à sua volta.


Ou seja, a veia empreendedora não está somente no ato de criar sua empresa e lucrar apenas à seu favor, empreender é também transformar e pode surgir de diversas frentes, desde uma ideia de aplicativo disruptivo, até uma organização sem fins lucrativos que se envolva em projetos sociais. As possibilidades são gigantes.


Conteúdos do Path sobre empreender, criar e inovar.


O Path é o maior e mais diverso festival sobre inovação, criatividade e empreendedorismo, através dos anos, nossos convidades trouxeram soluções transformadoras para a sociedade e apresentaram caminhos positivos em muitos setores. O evento é um importante espaço de confluência, reunindo público e profissionais de diversas áreas, que buscam soluções para um mundo cada vez mais complexo e dinâmico.


Recebemos anualmente grandes nomes da inovação, que debatem sobre as mais importantes tendências e soluções empreendedoras para os mais diversos temas. Separamos alguns conteúdos relacionados à inovação, criatividade e empreendedorismo com convidades que já passaram pelo Path e compartilharam suas experiências inspiradoras.


Conheça:


Mulheres: Geração de renda e inclusão social, com Ana Fontes.



Nessa conversa com Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, o tema é a questão do empreendedorismo feminino da diversidade na sociedade atual. Nascida no Sertão de Alagoas, Ana age há mais de 13 anos no fortalecimento de um país menos desigual e mais inclusivo, promovendo a ações pelo empreendedorismo feminino.


Focada em criar um mundo diferente daquele em que ela nasceu, Ana utilizou sua criatividade para inovar e empreender. Na conversa, ela conta todo esse processo e mostra que quando se investe em mulheres, elas melhoram o mundo.


Reduzir a desigualdade através da cidadania, com Lemaestro e Murilo Cavalcanti.



A dupla, Lemaestro da ONG Gerando Falcões e Murilo Cavalcanti, secretário de segurança cidadã do Recife, se encontra em um bate-papo sobre como reduzir a pobreza e a desigualdade para termos uma cidade mais justa e equitativa. Eles apresentam soluções para alcançar esse objetivo através das políticas públicas integradas no território periférico, auxiliando na possibilidade de pessoas empreenderem e trilharem seus próprios caminhos.


Transformar compartilhando ideias, com Rafael Maretti.



Em sua conversa disponível na plataforma digital do Path, Rafael Maretti conta a história da “Base Colaborativa” e alguns dos principais elementos que fizeram ela ser eleita uma das 3 melhores comunidades da América Latina, segundo o Facebook. Maretti também aborda os projetos sociais inovadores com o foco na qualidade das relações, no desenvolvimento interno e na consciência coletiva, que marcaram essa jornada que já tem 10 anos.


O que queremos para o futuro profissional da população negra? Com Ketyanne Silva e Victor Jamé.



Ketyanne Silva é Mãe e Comunicóloga, que junto com Victor Jamé, consultor de marketing e produtor de conteúdo, estiveram no Path para falar sobre o mercado de trabalho e estratégias de crescimento. A dupla aborda a realidade do mercado e perspectivas sobre o futuro profissional da população negra brasileira em nossa sociedade.


A Favela Orgânica e sua atuação no combate à fome, Com Roberto Matsuda, Regina Tchelly, Raquel Oliveira, Nathália Nunes


Roberto Matsuda, do Fruta Imperfeita, conversa com três representantes que fazem parte do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, Raquel Oliveira e Nathália Nunes. o projeto fundado por Tchelly colabora para promover o fim do desperdício de alimentos, incluindo nutrição de qualidade e acessível para todos. A conversa leva em consideração o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2, sobre erradicação da fome.


Se inspirou? Saiba por onde seguir agora.


Depois de se inspirar com os conteúdos do Path, chegou a hora de transformar o mundo ao seu redor através de suas próprias ideias e soluções. O mais interessante é que você pode começar tudo do zero, ser responsável por todas as decisões do negócio. Isso significa que você pode criar algo do jeito que você quer.





Crie sua própria rotina e mantenha os planos atualizados, se já tiver em mente algum projeto, busque pessoas que possam colaborar contigo, espaços coworking podem ser muito colaborativos e repleto de experiências para trocar. As pessoas estão cada vez mais empreendendo por diversos motivos, o primeiro deles é que o mercado de trabalho está cada vez mais instável, o que faz com que as pessoas busquem seu próprio negócio como uma forma de garantir sua renda.


Além disso, muitas pessoas desejam ter um negócio próprio para ter mais flexibilidade de horários e poderem trabalhar de acordo com suas próprias regras. Outro motivo pelo qual as pessoas estão empreendendo é o desejo de ter um impacto positivo na sociedade, assim como nossos convidades mostraram em suas palestras. Por isso é muito importante assistir cada um dos conteúdos que separamos, são realmente transformadores e podem trazer novas ideias para o seu projeto.




0 comentário
bottom of page