top of page

Dia dos povos indígenas: assista conteúdos sobre os povos originários no streaming do Path



Neste 19 de abril, o Brasil celebra pela primeira vez o "Dia dos Povos Indígenas", marcando uma mudança importante na forma como nos referimos aos povos originários do país. Até o ano passado, a data era conhecida como "Dia do Índio", mas a aprovação da Lei 14.402 em julho de 2022 oficializou a alteração.


Essa mudança era necessária para refletir a diversidade e as lutas das diversas sociedades indígenas, e para superar a visão eurocêntrica que o termo "índio" reproduz. Neste contexto, o streaming do Path tem se destacado ao abordar temas pertinentes aos povos indígenas em seu conteúdo, utilizando o termo "indígena" para reconhecer a singularidade de cada povo em seu contexto cultural e linguístico.


Aqui, listaremos alguns dos conteúdos do streaming do Path que abordam questões relevantes aos povos indígenas, contribuindo para a disseminação de informações e o fortalecimento da cultura dos povos originários do Brasil. O streaming do Path tem se destacado ao abordar questões pertinentes aos povos indígenas em sua programação, promovendo uma visão mais abrangente e respeitosa sobre a cultura e os desafios enfrentados por essas comunidades. Por meio de documentários, conversas e palestras, lideranças indígenas trazem à tona temas como a preservação do meio ambiente, a luta pela demarcação de terras indígenas, a valorização das tradições culturais, a resistência contra o preconceito e a discriminação, entre outros.


Essa abordagem do Path tem sido importante para ampliar a conscientização sobre a importância da preservação da cultura indígena, o respeito aos seus direitos e a valorização de suas contribuições para a sociedade brasileira. Veja os conteúdos que separamos e assista gratuitamente em ondemand.festivalpath.com.br


Regeneração a partir do olhar da ancestralidade indígena.


Quais sementes precisam ser plantadas para reflorestar as mentes da humanidade e para a cura da Terra? O Path Amazônia forma uma mesa composta pela cosmovisão das mulheres indígenas, mediada por Maní Inu, que conversa com Cris Pankararu, liderança da Marcha das Mulheres indígenas, Edina Shanenawa,vice-coordenadora da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB) e Mukani Shanenawa, pajé medicinal e espiritual.


Assista:



Documentário: Vanda Ortega - Parque das Tribos


Documentário no Path destaca o protagonismo das mulheres indígenas que lideraram as frentes de resistência à Pandemia de COVID-19 no país. Conheça Vanda Ortega, enfermeira, pedagoga e líder indígena que promoveu ações e soluções para sua comunidade no Parque das Tribos, em Manaus, através de ferramentas digitais e da informação.


Assista:



Como cuidar, regenerar e curar a terra? Com Kaká Werá


Em conversa com o Path Amazônia, Kaká Werá compartilha sua visão sobre nosso planeta como morada, que seus parentes, das mais variadas etnias e origens, chamam de Mãe Terra. O escritor, ambientalista e conferencista indígena brasileiro do povo tapuia, destaca diversos aspectos nesse encontro, levando em consideração a nossa origem e a importância de reconhecermos nossa origem, nos identificando com o lugar de onde viemos.


Assista:



0 comentário

Commentaires


bottom of page