top of page

Ecologia profunda através prática sustentável e do consumo consciente

A educadora ambiental Aline Matulja apresenta caminhos para alcançar uma rotina mais sustentável e responsável em relação ao planeta.



No Path Amazônia nos conectamos com pessoas que realmente agem em prol de um mundo mais sustentável e que trazem soluções inovadoras para impactar positivamente a sociedade como um todo. Entre essas conexões está Aline Matulja, que através da plataforma YAM, está proporcionando às pessoas um contato mais responsável com a natureza e o consumo.


O curso “Sustentabilidade: Ecologia profunda na prática” é para aquelas pessoas que pretendem seguir por caminhos mais sustentáveis em todas as esferas da vida, o curso ministrado por Aline Matulja oferece uma estrada mais tranquila até esse objetivo. Com conhecimentos teóricos e práticos que agregam o comportamento ecológico em nosso dia a dia.


A educadora ambiental apresenta uma diversidade de temas abordando consumo consciente, água, florestas, reciclagem, desperdício, compostagem, limpeza ecológica, entre outros tópicos que vão despertar reflexão e criatividade, transformando sua rotina de quem absorve esse conhecimento e trazendo coerência para seus hábitos no dia a dia, em benefício do planeta.


Em 2019, um estudo estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Esses dados mostram que não só pessoas precisam mudar sua relação com o consumo e a natureza, como também empresas, demonstrando a urgência do tema.


O impacto que o consumo inconsciente causa na natureza atravessa diversas questões que são complexas ao primeiro olhar, mas através da experiência compartilhada por Matulja o aluno vai se deparar com uma linguagem simples repleta de conhecimentos teóricos e práticos, entre abordagens em relação a reciclagem, o desperdício, a compostagem, consumo consciente, limpeza ecológica e muitas outras iniciativas.



Os caminhos da ecologia profunda e sustentável


Para alcançar esse contato com o consumo consciente, Aline vai esclarecer as questões mais importantes e práticas para quem deseja uma vida sustentável, ética e sintonizada com os ciclos da natureza. Os caminhos de cada aula com Matulja vão atravessar desde os momentos de sua experiência na infância até a teoria na prática.


Essa jornada começa com a "menina" Aline e sua história de vida ao lado da natureza. Depois de uma rápida passada sobre sua esse período, o aluno irá fazer uma reflexão sobre o estilo de vida urbano que atravessamos, que hoje nos convence que a natureza está a nosso serviço. Esse afastamento com o ambiente que nos mantém de pé e respirando é colocado à prova levando ao aluno à observar a necessidade de reatar o laço, acordar a memória ancestral, retomar a visão cíclica.


Além disso, o curso nos insere em conceitos de biodegradação, nos fazendo perceber que a natureza é incapaz de assimilar o produto da voracidade humana, como montanhas e montanhas de lixo não degradável que ainda mantemos. Outro momento dessa jornada será o olhar sobre as relações entre todas as coisas, em que a educadora ambiental apresenta ferramentas práticas que orientam a transição para uma rotina mais sustentável.


Nas etapas seguintes Aline mostra a realidade de nossos biomas e os elementos que fazem dele tão importante, como água, florestas, fauna e flora, nossa relação com os recursos naturais e matéria-prima.


Por fim, a importância da reciclagem é colocada em pauta, o que para a educadora ambiental significa honrar a matéria-prima generosamente concedida pela Mãe Terra. As ferramentas sustentáveis de uso da terra como compostagem e reciclagem de resíduos orgânicos auxiliarão o aluno em sua trajetória consciente, até mesmo se ele morar em um apartamento no meio das grandes cidades.


Mais sobre Aline Matulja


Aline Matulja é engenheira ambiental pela UFSC e mestre em saúde pública pela USP, que na infância já sentia o chamado da natureza, do saber ecológico, que para ela, só faria sentido se pudesse alcançar as pessoas. Por isso, há 10 anos ela atua no engajamento ambiental de comunidades por todo o Brasil, coordena o projeto Banheiros Mudam Vidas, e por meio da consultoria Roda Ambiental, coordena a estratégia Lixo Zero em empresas.


O Festival Path é a ponte para conectar soluções inovadoras e sustentáveis, como a de Aline Matulja. Nos dias 30 e 31 de outubro reuniremos uma diversidade de pessoas através de conteúdos transformadores para regenerar o planeta, mas você já pode se cadastrar em ondemand.festivalpath.com.br para receber informações exclusivas sobre o que apresentaremos no dia do festival.


Serviço:


Curso YAM de Sustentabilidade: Ecologia Profunda na Prática, com Aline Matulja:


Use o cupom YAMCOMPATH15 e ganhe15% de desconto no curso.


Válido de 21/10 a 31/10


Link para compra: https://bit.ly/3AWT10a



0 comentário
bottom of page