top of page

Investigando os limites da consciência

Entenda física quântica sem rodeios nesta palestra do físico Gabriel Guerrer no Festival Path


Por Carla Furtado


Não são raros textos viralizarem na internet afirmando que sua mente é capaz de atrair qualquer coisa, é só uma questão de fé e determinação. Há quem diga que sim, há quem diga que não, enquanto a ciência costuma torcer o nariz para tais questões, aparentemente místicas.


No entanto, o Doutor em Física Gabriel Guerrer foi na contra-mão do tradicional e dedicou-se a buscar indícios de interações mente-matéria que fossem possíveis provar cientificamente. Para isso, ele investigou a ação da intenção em seu pós-doutorado na USP. Afinal, seria a intenção alguma espécie de força que poderia influenciar os acontecimentos do mundo físico por vias estritamente mentais?

"Existe uma série de mecanismos de como a gente pode distorcer a nossa interpretação dos fatos. Mas existem evidências sólidas em relação a esse tipo de fenômeno? Por mais que isso pareça estranho, existem métodos de investigar em laboratório se intenção pode afetar o mundo material.” — Gabriel Guerrer


O resultado de seu estudo foi apresentado no Festival Path, maior festival de inovação e criatividade do Brasil. A palestra foi registrada e você pode assistí-la aqui:





0 comentário
bottom of page