top of page

Lar organizado, mente organizada

Organizar a casa é um passo importante para organizar a vida. É isso que o método criado pela japonesa Marie Kondo prega.


Por Robson Yokota

KonMari é um método de organização criado por Marie Kondo, que escreveu quatro livros sobre o assunto, dois deles traduzidos para o português — “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria” — e foi considerada uma das pessoas mais influentes pela revista Time, em 2015.


Desde criança ela sempre foi obcecada por organização, mas, segundo ela, por mais que ela arrumasse nunca parecia ser o suficiente. A grande mudança foi quando percebeu que a organização não deve ser fundamentada no que se quer jogar fora, mas sim no que se quer guardar.



“Identificar as coisas que te fazem feliz: esse é o ponto da organização”. (Fonte: The Australian)


Seguindo esse princípio básico, de que devemos nos concentrar no que manter em nossa vida, e não no que precisamos jogar fora, passamos a reconhecer a utilidade dos objetos. A partir daí, podemos agradecer um item quando ele não trouxer mais alegria, e doá-lo ou descartá-lo, sem peso na consciência.

No vídeo abaixo, a consultora Marie Kondo demonstra como decidir se um objeto ainda traz alegria para sua vida.


Esta simples pergunta: ”Esse objeto ainda me traz felicidade?” pode permitir que você fique mais atento às coisas que agregam valor à sua vida, além de permitir um momento de introspecção e autoconhecimento.


A premissa de que organizando o lar também é possível organizar os pensamentos é reforçada por várias pessoas que leram o livro e mudaram suas vidas. De acordo com o site oficial da Marie Kondo, uma delas cita que após organizar a casa, criou coragem para se demitir de seu antigo emprego e começar seu próprio negócio. Outro adepto conta: “Fiquei mais sociável. Antes, tinha vergonha de convidar amigos para visitar minha casa, após a organização fiquei muito mais confortável para receber visitas”.


Antes e depois de aplicar o método. (Reprodução Instagram Marie Kondo)


Em São Paulo, a desenvolvedora Android Camila Sousa, 27, se tornou adepta do método e disse que após organizar sua casa, passou a ser mais consciente com relação às coisas que consome, principalmente com as roupas. Ela adiciona que suas faxinas semanais também ficaram mais fáceis. Há menos móveis para limpar, menos roupa para lavar e sobra mais tempo para outras atividades no fim de semana.


Antes e depois de aplicar o método. (Reprodução Instagram Marie Kondo)


Nas redes sociais, são milhares de pessoas que vêem na organizadora profissional uma inspiração para arrumar a casa. São mais de 380 mil seguidores no Instagram, que partilham fotos diárias do “Antes e Depois” de organizarem seus guarda-roupas, quartos, casas e vidas.


Antes e depois de aplicar o método. (Reprodução Instagram Marie Kondo)


Para organizar o processo de organização, veja algumas dicas retiradas do livro “A mágica da arrumação”:

O primeiro e mais importante critério de seleção: Isso me traz alegria?Comece descartando. Depois, organize seu espaço por completo, de uma vez;Descartar é um exercício de autocontrole;


Dobre e guarde as calças na vertical. Isso facilita na hora de escolher e tirar da gaveta. (Fonte: Goop)


Lembre-se, a pergunta é: O que eu quero manter e não o que eu quero descartar;Quando você coloca sua casa em ordem, você também começa a colocar seu passado em ordem. O resultado disso é que você começa a ver o que é importante e o que não é, na sua vida;


Guardar as camisetas na horizontal economiza espaço e evita que elas fiquem empilhadas na gaveta. (Fonte: Goop)


A melhor sequência para organização é: roupas, livros, papéis, objetos variados e, por último, recordações;Não se apegue a objetos apenas porque eles foram presentes. O objetivo do presente é tentar materializar o sentimento que uma pessoa tem por você. A pessoa que te deu o presente não quer que você guarde-o apenas por obrigação;


Dobre os pares de meias. Assim você economiza espaço nas gavetas. (Fonte: Goop)


Se você encontrar um cabo e não lembrar pra que ele serve, descarte. Você provavelmente nunca vai precisar dele; Dobre tudo. Meias, cuecas, calcinhas, calças e camisetas, cada peça tem uma forma para ser dobrada e guardada.


...


Para se aprofundar no assunto:

0 comentário
bottom of page