top of page

Conheça mais sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

No Path Amazônia serão 70 horas de conteúdo exclusivos e relevantes com base nos objetivos adotados pelas Nações Unidas, que abordam ideias, iniciativas, soluções atuais e inovadoras sobre sustentabilidade e regeneração do planeta, entenda melhor o que cada objetivo representa





Em 2015 os Estados-Membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, fornecendo um plano compartilhado para a paz e prosperidade das pessoas e do planeta, agora e no futuro. Em sua essência estão 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam todos os países em uma parceria global para agirem em diferentes frentes, no Path Amazônia


Os objetivos adotados pelas Nações Unidas, também conhecidos como Objetivos Globais, são integrados e uma ação que sempre afetará a outra, mas seus resultados equilibram a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Todo o progresso que os ODSs proporcionarem são agregados ao comprometimento dos países mais desenvolvidos, que trabalharão em prol daqueles que estão mais atrás em relação ao seu desenvolvimento.


No Path Amazônia os ODSs serão a base para uma rede de pessoas transformadoras que vão se reunir para potencializar iniciativas positivas, com ideias e soluções que colaborem nestas estratégias. Tudo isso, ao mesmo tempo em que precisamos também lidar com as mudanças climáticas e preservar nossas florestas e oceanos. Os ODSs foram elaborados para erradicar a pobreza, a fome, a AIDS e a discriminação contra mulheres e meninas, trazendo criatividade e tecnologia com recursos financeiros de toda a sociedade.


Separamos alguns dos principais pontos que se destacam em cada objetivo. Conheça mais:


Erradicação da pobreza


Neste primeiro objetivo o apelo é chegar até 2030 com a pobreza extrema erradicada em todos os lugares do mundo, como pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia. O intuito aqui é reduzir pelo menos à metade, a proporção de pessoas de todas as idades e gêneros que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões.


Fome zero e agricultura sustentável


Nesse objetivo a busca é garantir o acesso de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, proporcionando acesso à alimentos seguros, nutritivos e suficientes. Um destaque desse ODS é dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores.


Saúde e bem-estar


Nesse objetivo a intenção é reduzir até 2030 a taxa de mortalidade global em diversas esferas, desde a mortalidade materna (70 mortes por 100.000 nascidos vivos), até a infantil. Além disso, agrega reduzir epidemias como a AIDS, doenças tropicais negligenciadas, hepatite, doenças transmitidas pela água, entre outras.


Reforçando sistemas de saúde e criando soluções para o controle de doenças e de novas tecnologias ligadas ao setor de saúde em países menos desenvolvidos.


Educação de qualidade


Assegurar até 2030 que meninas e meninos tenham acesso a educação inclusiva e equitativa, com ensino de qualidade que promova aprendizado ao longo de toda a vida dessa pessoa. Além disso, destaca a igualdade de acesso para todos os gêneros na educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidades.



Igualdade de gênero


Destaca acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda a parte, eliminar toda e qualquer violência de gênero nas esferas públicas e privadas, incluindo tráfico e exploração sexual, entre outros tópicos. Realizar reformas para garantir o direito à terra e à produção feita por mulheres, assim como cargos estratégicos e de liderança.


Água potável e saneamento


Até 2030 assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, entre outros tópicos, como a melhora em serviços de tratamento e de distribuição da água.


Energia limpa e acessível


Esse ODS tem como apelo, garantir o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível, para todos e todas. O Objetivo também pretende assegurar energias renováveis na matriz energética de cada Estado-Membro das Nações Unidas, entre outros tópicos, que reforcem a cooperação internacional para o avanço nas tecnologias direcionadas à sustentabilidade na geração de energia.


Trabalho decente e crescimento econômico


Entre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável está a promoção do crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nos países menos desenvolvidos. Assegurar o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, construindo meios para o emprego pleno e produtivo, além do trabalho decente para todas e todos.


Esse objetivo aborda políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiam as atividades produtivas na geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, incentivando a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.


Indústria, inovação e infraestrutura


Aqui o apelo é pela construção de infraestruturas firmes que possam promover a industrialização inclusiva e sustentável através de fomento e inovação. Além disso, o desenvolvimento confiável, sustentável e forte inclui o apoio econômico e consequentemente o desenvolvimento da economia com foco no bem-estar humano, equitativo e a preços acessíveis.


Todo esse processo precisa de pesquisa científica resiliente, de fácil acesso para pequenas indústrias, particularmente os países em desenvolvimento, onde a capacidade tecnológica pode incentivar inovação e aumentar substancialmente os espaços de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, entre outros tópicos.


Redução das desigualdades


Nesse objetivo, o apelo é pela redução das desigualdades para alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional. Garantir a igualdade de oportunidades e limitando as desigualdades através da redução de leis, políticas e práticas discriminatórias, promovendo a legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.


Cidades e comunidades sustentáveis


Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, garantindo o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível. Urbanizando favelas e proporcionando serviços básicos de qualidade, além de proporcionar acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.


Consumo e produção responsáveis


Nesse objetivo se destacam os padrões de produção e de consumo sustentáveis, que colaboram na implementação do Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis através de medidas dos Estados-Membros com países desenvolvidos assumindo a liderança em uma cooperação global com países em desenvolvimento. Além desse tópico está a busca pela racionalização do uso de combustíveis fósseis, com incentivos às empresas e grandes indústrias para que mudem seus processos de produção com base em agentes poluentes.


Ação contra a mudança global do clima


Um dos temas mais importantes está ligado a esta ODS, apelando para medidas urgentes que combatam as mudanças climáticas e seus impactos. Na busca em reforçar a capacidade de países menos desenvolvidos e áreas de risco em se adaptarem às mudanças do clima relacionadas à catástrofes naturais.


Também aborda o avanço na educação aumentando a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre a redução desses impactos e mudanças climáticas. Além de implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos que fazem parte do Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC], a fim de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano direcionados aos países em desenvolvimento.


Vida na água


Conservação e uso sustentável dos recursos marinhos e desenvolvimento sustentável para a manutenção da neutralidade climática, protegendo ecossistemas. e reforçando esses processos de capacidade e resiliência, através de medidas de restauração, assegurando oceanos saudáveis e produtivos por meio de pesquisas e minimizando práticas abusivas externas, como a pesca ilegal.


Vida terrestre


Esse objetivo pretende assegurar a proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, através de uma gestão sustentável das florestas, combatendo a desertificação e revertendo a degradação com a reversão dos recursos naturais e do solo sem comprometer a biodiversidade.


Paz, justiça e instituições eficazes


Aqui o objetivo principal é promover sociedades pacíficas que sejam inclusivas para um desenvolvimento sustentável em todas as esferas, proporcionando o acesso à justiça para todas as pessoas e construir instituições firmes, responsáveis e inclusivas.


Todo esse processo deve ocorrer através da viabilização do Estado de Direito enquanto, ao mesmo tempo, medidas são tomadas para acabar com o tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças.



Parcerias e meios de implementação


Tem como apelo assegurar e fortalecer os meios de implementação, revitalizando a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Esse processo pretende fortalecer a mobilização dos recursos disponíveis, incluindo recursos financeiros direcionados por países em desenvolvimento, melhorando a capacidade de arrecadação de impostos e receitas diversas.






Path Amazônia


Do dia 30 a 31 de outubro o Path Amazônia traz mais de 70 atrações em uma plataforma interativa que tem como objetivo inspirar transformação individual e coletiva em que juntos encontraremos soluções para o mundo.


Estamos construindo uma experiência digital e interativa com documentários, palestras, estudos, podcasts, e mais. Todo conteúdo disponível na plataforma tem como objetivo inspirar transformação individual e coletiva para que juntos a gente encontre soluções para o mundo.


Você poderá ter acesso a esse conteúdo especial do Path Amazônia, se cadastrando em nosso site acessando o ondemand.festivalpath.com.br


0 comentário
bottom of page