Entenda como os ODS estão sendo aplicados no Brasil e no mundo, assim como as dificuldades encontradas durante a pandemia e as perspectivas até 2030.
Em 2015, as Nações Unidas e todos os líderes governamentais no mundo adotaram uma agenda muito ambiciosa para o ano de 2030, popularmente conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estas metas são uma estrutura de 17 objetivos que vão moldar a agenda de desenvolvimento global para os próximos dez anos ou mais.
Os objetivos abrangem uma ampla gama de questões, desde acabar com a pobreza, combater as desigualdades e as mudanças climáticas. Os ODS são um esforço colaborativo envolvendo todas as partes interessadas para promover o desenvolvimento sustentável para todos. Desenvolvimento sustentável significa que todo ser humano é capaz de satisfazer suas necessidades básicas e melhorar sua qualidade de vida.
A importância do desenvolvimento sustentável é reconhecida pelas nações do mundo todo. Esse reconhecimento se dá pelo fato de que o desenvolvimento sustentável é a única forma de assegurar o futuro da humanidade. Uma vez que permite o crescimento econômico necessário para garantir o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo, em que protege o meio ambiente.
Práticas para o desenvolvimento sustentável.
Embora ainda haja muito a ser feito para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável, já existem várias iniciativas em andamento para promover esse tipo de crescimento. Uma delas pode ser encontrada aqui no Brasil mesmo e o Path tem relação direta com esta ação.
No ano passado, fomos até a Amazônia e nos conectamos com a Fundação Almerinda Malaquias (FAM). Eles fomentam a mais de 20 anos a educação na região amazônica, utilizando iniciativas de sucesso e parcerias duradouras.
Todo esse processo coletivo ajudou na construção de escolas e casas de apoio, beneficiando diversas comunidades dos rio Negro, no Amazonas, e Jaupari, em Roraima, com a construção de 25 escolas e infra estrutura que auxilia no dia a dia dos professores e alunos.
Entrega de escola na região de Novo Airão
E ainda falando sobre conexões, tivemos uma parceria com a MOSS (pioneira e líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain) que colaborou na compensação de nossas emissões de carbono.
Estas emissões foram convertidas em blockchain para ajudar a construir mais uma escola na região onde a FAM está agindo. A construção da primeira escola já aconteceu e foi entregue para atender população ribeirinha da comunidade de Caioezinho, na cidade de Novo Airão (AM).
“No Path de 2021, com toda questão da pandemia pensamos em como deixar um legado e para isso, escolhemos uma trilha de conteúdo focada nos 17 objetivos da agenda de 2030 da ONU, trazendo a Amazônia como símbolo para nosso palco, essa ideia repercutiu muito bem entre nossos parceiros que toparam entrar nessa história com a gente.”, conta Fábio Seixas, fundador do Path.
ODS mundo afora e principais desafios
Nações que tiveram em seu histórico a colonização, não conseguiram aderir às diferentes fases que a industrialização provocou. A realidade é que estes países permanecem subdesenvolvidos ou em desenvolvimento muito lento.
Com a pandemia se arrastando por todo o globo vimos que desigualdades já existentes se agravaram, complicações sociais e macroeconômicas enfrentadas foram muito piores nestas regiões. Podemos observar estes efeitos nocivos em países como Argentina, Paquistão e Sri Lanka.
Nos 17 ODS o progresso econômico é algo a se considerar, mas não o único, ele pode ser colocado como um pilar, mas não se sustenta sem outros fatores para o desenvolvimento sustentável.
Diferenças de gênero (ODS 5), por exemplo, tem sido piores em países subdesenvolvidos, até mesmo criminalizada em alguns, como Arábia Saudita, Mauritânia ou o Iêmen. Locais onde a autoafirmação do gênero é criminalizada para grupos LGBTQIA+.
No caso das mulheres, a luta por igualdade em diversas áreas é muito presente, porém em alguns países ainda caminham a passos curtos, como no Sudão do Sul, Iraque e Afeganistão.
Na educação (ODS 4), estudos mostram que a adoção desigual de tecnologias faz com que países subdesenvolvidos não conseguissem garantir a educação à alunos por restrição física durante a pandemia. Na comparação com nações desenvolvidas, foram 15 dias letivos perdidos para 72 dias nas que estão em desenvolvimento.
O impacto negativo sobre a renda de famílias afetadas pela pandemia em países subdesenvolvidos foi ainda maior nestas nações, em muitas delas não foi possível criar programas de seguridade social.
Dados sobre os ODS mais recentes
A Universidade de Cambridge lançou um relatório em 2022, em que separa regiões e países por seu quociente de transbordamento internacional. Isso nada mais é que um indicativo dos efeitos positivos ou negativos que ações promovidas por uma nação podem ter em outros países.
Os efeitos podem ser impactos ambientais, sociais, econômicos, financeiros e sobre segurança. Os dados mostram que muitas vezes os recursos destinados às pautas que promovem desenvolvimento sustentável estão sendo utilizados para reprimir e neutralizar atividades estrangeiras.
O documento mostra uma disparidade entre nações desenvolvidas e as subdesenvolvidas, pois os países mais ricos tendem a ter efeitos muito piores sobre outros mais pobres. Isso impede que estes atinjam seus objetivos dentro das metas para a agenda de 2030.
Nos dados estima-se que as economias desenvolvidas irão superar suas previsões de crescimento pré-pandemia em 0,9%. Tendo em vista que esse processo ocorre à custa das economias em desenvolvimento, que foram estimadas em 5,5% abaixo da porcentagem dos mais ricos até 2024. Entre as regiões mais afetadas por esse fenômeno estão a América Latina e a África Subsaariana.
Como você pôde ver, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são realmente importantes e fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Mas como podemos colocar esses objetivos em prática?
Existem muitas maneiras de fazer isso, mas aqui estão algumas dicas: aprenda sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecer os objetivos é o primeiro passo para ajudar a alcançá-los.
Além disso, pesquise online, leia livros e artigos a respeito do assunto e assista a vídeos informativos, fale sobre os ODS com as pessoas a sua volta. Aumentar a conscientização sobre os objetivos é algo crucial.
Por último, assista ao conteúdo que disponibilizamos na plataforma digital do Path, lá reunimos mais de 70 horas em vídeo palestras, podcasts, documentários e conversas transformadoras. Acesse ondemand.festivalpath.com.br e aproveite, é gratuito.
Comments