Estamos no mês em que ocorre a campanha setembro amarelo, criada em 2015 pelo Centro de Valorização à Vida (CVV) e outras organizações ligadas à saúde mental, em que ações são promovidas para a prevenção ao suicídio através do diálogo e a quebra de tabus sobre o tema. Seguindo o movimento, o Festival Path traz em sua plataforma, conteúdos que se conectam e colaboram com o tema, conheça.
Quem acompanha os conteúdos que produzimos aqui no Path, sabe que estamos sempre agindo para produzir e disponibilizar vídeos, palestras, podcasts e artigos relacionados à pautas urgentes, que andam de mãos dadas com o debate público atual. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas é um exemplo, pois é a base para a maioria do conteúdo encontrado em nossa plataforma.
O objetivo de número três, à respeito de “bem-estar e saúde” não toca necessariamente sobre o tema da saúde mental, mas fala da necessidade em “reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde”.
Além disso, se falharmos nestas metas, poderemos contribuir ainda mais para uma epidemia global de transtornos mentais ligados à problemas sociais, como foi na pandemia do COVID-19, ou relacionadas à traumas causados pela fome, desigualdades, guerras e a violência de gênero. Todos estes fatores estão conectados com a saúde mental.
Em nossa plataforma digital temos palestras e conversas que levaram em consideração a saúde mental como parte dessa meta global. Separamos algumas delas para você conferir em ondemand.festivalpath.com.br.
Confira e conheça cada conteúdo, assistindo gratuitamente em nossa plataforma:
Monja Heishin Gandra
Bem estar e saúde só se realizam em comunidade!
Nessa conversa transformadora com o Path Amazônia, Monja Heishin Gandra, monja zen budista, fala sobre a Agenda 2030 das Nações Unidas e seus 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nos provocando a refletir sobre a agir para uma ação consciente, compartilhar ações e iniciativas, resgatando o mais belo significado da família humana: a solidariedade.
Mellanie Dutra e Drauzio Varella
Lições da pandemia e nosso normal daqui para frente
Nessa conversa com a biomédica Mellanie Dutra, o renomado médico, escritor e apresentador, Drauzio Varella, fala um pouco sobre a relevância da vacinação no controle da transmissão de agentes infecciosos, do impacto da atividade humana e expansão da nossa espécie nos distúrbios dos ecossistemas e como isso pode acabar tornando mais frequente encontros com agentes infecciosos de potencial pandêmico.
Ele traça um paralelo com sua experiência durante os anos e os impactos que a pandemia pode causar também no comportamento e saúde mental das pessoas. Além disso, o doutor Drauzio conta um pouco sobre seus trabalhos em prisões do país e sua relação com projetos de pesquisa na floresta amazônica.
Jojoca e Marcela Ceribelli
Saúde e Bem-estar na era das redes sociais
Jojoca e Marcela Ceribelli vão trocar uma ideia sobre como as redes sociais mudaram nosso entendimento do que é ser saudável, e o que é bem-estar nos dias de hoje, unindo uma reflexão sobre corpo e mente em um ambiente híbrido com o digital.
Tom Almeida, Luciana Branco e AnaMi
Regeneração na vida e na morte
Dois anos depois da primeira participação no Festival Path, um encontro transcendental volta a tomar o palco do festival. Tom Almeida, fundador do revolucionário Movimento inFINITO, que promove conversas sinceras sobre a vida e a morte, AnaMi, autora do canal @Paliativas e dos livros “Enquanto eu respirar” e “Vida Inteira" e Luciana Branco, autora do podcast “O que sei de mim”, sobre autoconhecimento, conversam sobre o sentido da regeneração na vida, na morte e depois dela.
Comments