top of page

O que esperar de 2023

Estamos próximos do ano 2023, e os ansiosos por inovação, tecnologia e criatividade com certeza estão se animando para ver as tendências para o próximo ano nestas áreas. As novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, já estão mudando a forma como nos relacionamos com a criatividade e a inovação. Elas estão tornando as coisas mais acessíveis a todos e abrindo um mundo de possibilidades.


Em 2023, espera-se que estas áreas continuem a evoluir e a crescer, novas tecnologias irão permitir que sejam criadas novas formas de abordar problemas, desenvolver soluções inovadoras e criar produtos e serviços que melhoram a vida das pessoas. Além disso, espera-se que a criatividade e a inovação sejam usadas para criar novos modelos de negócios, cooperando com o desenvolvimento sustentável e de práticas ESG, que deverão ser baseadas em princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.


A inovação também deverá ser usada para desenvolver produtos e serviços que façam uso eficaz dos dados que são gerados diariamente. Estes dados poderão ser usados para ajudar as empresas e governos a tomar decisões mais assertivas. O próximo ano deverá ser fértil para profissionais criativos, pessoas que trabalham inovando e ajudando a criar novas formas de colaboração, partilha de conhecimentos e aprendizagem na sociedade.


Até 2023, veremos a tecnologia tornar-se cada vez mais presente na vida cotidiana e no mundo dos negócios. Estamos nos aproximando de um futuro em que a Inteligência Artificial e outras tecnologias transformadoras mudarão o jeito como nos relacionamos com nossos empregos, nossas empresas e o mundo em que vivemos.



Estes avanços tecnológicos permitirão que as empresas se tornem mais inteligentes do que nunca, ajustando processos e trabalhos manuais e criativos e dando às pessoas as ferramentas para alcançar objetivos que antes pareciam inalcançáveis. Até 2023, veremos as fronteiras entre IA, IoT, VR/AR, computação em nuvem, blockchain e 5G se fundirem, oferecendo novas oportunidades para trabalho aumentado, híbrido e remoto, bem como decisões de negócios e automação eficiente.


É hora de projetar um futuro onde, até 2023, a IA e outras tecnologias digitais tornarão possível um novo mundo de possibilidade.


Sustentabilidade e ESG devem estar no centro de futuros investimentos em tecnologia


Em 2023, espera-se que a sustentabilidade e práticas ESG sejam colocadas no centro das decisões de investimento em tecnologia. As empresas deverão ser incentivadas a desenvolver produtos e serviços que tenham um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A criatividade e a inovação desempenharão um papel importante na criação destes produtos e serviços, por meio de soluções inovadoras e criativas para as questões ambientais.


Assim, para 2023, as pessoas criativas e os profissionais de inovação deverão ter um papel cada vez mais importante na economia global. O objetivo deverá ser o de criar novas oportunidades para a criação de valor, através da criatividade e inovação, e para encontrar novas formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável.


Na Amazônia, por exemplo, devemos esperar que em 2023 a região seja ainda mais valorizada, com o surgimento de novas oportunidades de empreendedorismo e inovação, além de projetos que visem o uso sustentável dos recursos naturais da região. Espera-se que os profissionais criativos e inovadores desempenhem um papel cada vez maior na economia global, ajudando a criar novas formas de abordar problemas, desenvolver soluções inovadoras e contribuir para o desenvolvimento sustentável.



A COP 28 em 2023 deverá ser o marco para o avanço destas áreas, onde as novas tendências em criatividade e inovação serão debatidas e apresentadas para a comunidade internacional. Espera-se que essas mudanças ajudem a tornar o mundo mais inclusivo, justo e sustentável. Na última edição da conferência, em 2022, foi discutida a necessidade de apoiar a inovação e a criatividade como ferramentas para a transição para um futuro mais verde.


Os consumidores estarão mais conscientes do que nunca do impacto dos seus hábitos de compra e, portanto, as empresas precisam garantir que suas práticas ESG sejam claramente comunicadas e que todos na cadeia de suprimentos sigam os melhores padrões ambientais e sociais. A influência dos consumidores conscientes deverá crescer exponencialmente, colocando empresas que não investirem em práticas ESG em desvantagem.


O mundo está ainda mais desperto para o fato de que o desastre climático será um desafio incrivelmente maior do que qualquer outra crise que enfrentamos. Assim, investidores e consumidores exigirão que as companhias se comprometam com planos de ação ESG sólidos e bem divulgados, enquanto as tendências de compra serão moldadas por indivíduos conscientes que priorizam fatores como impacto ambiental e sustentabilidade ao optar por quem comprar ou com quem negociar. Todos nós temos o dever de fazer a nossa parte para diminuir o desastre climático, e, em 2023, os consumidores conscientes estarão no centro da nossa batalha.


Web3 e o metaverso atingem a maioridade


Espera-se que o Web3 e o metaverso atinjam a maioridade em 2023, esta nova geração da Internet, que usa a tecnologia blockchain para permitir novas formas de conexão, já está sendo usada para criar novos mundos virtuais que permitem aos usuários interagir uns com os outros de forma segura e descentralizada. Estas plataformas virtuais estão transformando as formas como criamos e inovamos na rede, trazendo espaços ainda mais acessíveis.


Em 2023, o uso do metaverso será ainda mais ampliado, tornando-se ainda mais interconectados, permitindo que os usuários compartilhem informações de forma segura e confiável. Estes novos mundos virtuais permitirão também aos criadores de conteúdo criarem novas formas de entretenimento e educação, e aos designers criarem novas experiências interativas.



O Web3 e o metaverso também deverão alcançar a maioridade, permitindo que os usuários compartilhem informações de forma segura e confiável e criem novas formas de entretenimento e educação. Estas plataformas virtuais estão mudando o modo de criar e inovar no ambiente online, proporcionando aos usuários experiências interativas e acessíveis.


Além disso, espera-se que estas plataformas possam ser usadas para ajudar a educar as pessoas sobre temas como sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, assim como para desenvolver soluções inovadoras que tornem a transição para um futuro mais verde viável. Em 2023, esses novos mundos virtuais podem se tornar um dos principais meios para criar, inovar e interagir com o mundo.


A inovação e criatividade nas mãos da Inteligência Artificial


O uso da IA criará novas formas de resolver problemas, pois ela é capaz de processar grandes quantidades de dados e tomar decisões baseadas em análises em tempo recorde. Além disso, a IA também poderá ser usada para desenvolver produtos de forma mais eficiente e custo-efetiva.


Em 2023, espera-se que a Inteligência Artificial seja usada para criar recursos que possam ser usados pelas pessoas na sua vida diária. Estes recursos incluem tarefas de aprendizado de máquina e algoritmos que possam ajudar os usuários a tomar decisões mais inteligentes. Por exemplo, a IA pode ajudar no desenvolvimento de novos sistemas de diagnóstico e tratamento de doenças, bem como no desenvolvimento de soluções para questões ambientais.


A DALL-E é uma IA de arte e design à partir de comandos de texto. A ferramenta já ajuda estúdios de design e marcas a produzirem conceitos. Esses gatos não existem, foram todos criados à partir de uma caixa de texto e com dados agregados à IA da empresa OpenAI.

Também espera-se que a IA possa ajudar a criar produtos e serviços mais inovadores e criativos, bem como novos modelos de negócios e modelos de colaboração. A IA será usada para criar novas formas de usar a tecnologia para realizar tarefas rotineiras, tornando-as mais eficientes e acessíveis.


Essa tecnologia estará no coração da inovação e criatividade, sendo usada para criar novos produtos, serviços e soluções inovadoras e tornar o mundo mais acessível. Essas novas tecnologias da IA permitirão que as pessoas criem, inovem e colaborem de forma mais rápida e eficaz.


Inovação e criatividade no Path

Nos 10 anos de Path, criar e inovar sempre foram palavras que estiveram em destaque nas palestras e conversas transformadoras que cultivamos em nossos palcos. Nosso portal de conteúdo e plataforma de streaming permanecem divulgando ideias inovadoras e ações que estão mudando positivamente a sociedade em diversas áreas. Acesse nosso portal de conteúdo com conteúdos novos toda a semana e confira as mais de 70 horas de conteúdo disponíveis em nossa plataforma ondemand.






0 comentário
bottom of page