top of page

Retrospectiva 2022 através dos conteúdos do Path - parte 1

O ano está acabando, então decidimos recapitular cada mês de 2022 com o que foi destaque e listar os conteúdos do Path relacionados aos acontecimentos mais importantes do ano.



O ano de 2023 marca uma nova era para a inovação e criatividade, com o aumento de novas tecnologias e soluções criativas para problemas e desafios antigos. O próximo ano será marcado por grandes mudanças e inovações no campo da criatividade. Desde a ascensão da inteligência artificial até a criação de novos estilos de design e mídias, o próximo ano será repleto de descobertas e novas tendências.


Nesse artigo, faremos uma retrospectiva para entender o que realmente aconteceu em 2022 e como essas novas tendências influenciaram a criatividade. Vamos explorar como os avanços e soluções em diversas áreas, e as crescentes demandas por inovação contribuíram para o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas na transformação positiva da sociedade.


Esta retrospectiva examinará algumas das principais tendências que surgiram com a inovação e criatividade em 2022, além de recapitular alguns fatos importantes e suas consequências para a sociedade, principalmente o que foi positivo. Junto à retrospectiva, vamos listar conteúdos disponíveis no streaming do Path e que conversam com os temas que foram destaque em cada mês do ano.


Vamos juntos relembrar:


Janeiro


O mês de janeiro foi marcado pelo sentimento de renovação, como é normalmente qualquer janeiro de qualquer ano, mas dessa vez havia um motivo especial, pois o mundo começava a sair da pandemia de Covid-19 e o mundo começava a voltar ao normal em diversos sentidos. Aqui no Path, havíamos acabado de lançar nossa nova plataforma de streaming com mais de 70 horas de conteúdo sobre diversos temas relacionados à inovação, criatividade e desenvolvimento sustentável, entre outros.


Entre estes conteúdos tivemos a palestra com a futurista, pioneira da economia criativa e colaborativa, Lala Deheinzelin, que compartilhou no Path Amazônia, suas lentes de futurista e especialista em novas economias com dicas para que fizéssemos melhores escolhas no ano de 2022. Para ela, gestores, empreendedores e investidores não podem se dar ao luxo de decidir futuros com perspectivas de passado. Assista:



Fevereiro


O começo do ano de 2022 foi marcado por um antigo problema que voltou à tona no litoral brasileiro, as manchas de óleo encontradas em pelo menos 12 praias do Ceará, causaram um grande impacto ambiental. O óleo tem sido encontrado em praias, rios, manguezais e em quase todos os habitats aquáticos da região, causando grandes prejuízos para a biodiversidade. O óleo se acumula nas áreas costeiras, deixando um impacto ambiental muito negativo.


Além disso, ele também pode se infiltrar nas águas, poluindo mananciais e matas ciliares, afetando ainda mais a vida selvagem. Por causa disso, as autoridades competentes precisam agir rapidamente para descobrir a origem desse óleo e contê-lo, evitando ainda mais danos ao meio ambiente.


No litoral de São Paulo outro problema ambiental preocupou os especialistas, já que milhares de peixes surgiram mortos. Esse tema foi muito bem apresentado pelo professor e pesquisador, Guilherme Longo, em uma palestra para o Path. Nela, o professor apresenta um panorama dos recifes brasileiros e a urgência de sua regeneração com base em um passado recente desse ecossistema. Confira:



Março


O dia 8 de março tem uma representatividade enorme, é o Dia Internacional da Mulher, uma data que celebra a histórica luta das mulheres por direitos e igualdade. É uma oportunidade para homenagear as mulheres que já conquistaram tanto e relembrar de figuras históricas que fizeram muito pelo movimento feminista. Para lembrar os desafios que ainda devem ser enfrentados para o pleno empoderamento feminino em todos os setores da sociedade.


Neste dia, devemos destacar o trabalho dos movimentos feministas ao longo dos anos. Muitos avanços foram alcançados, mas ainda existem barreiras que precisam ser derrubadas, como a discriminação salarial e a falta de representatividade das mulheres em cargos de liderança. Sublinhando a importância de se reconhecer o papel das mulheres como agentes de mudança, o Path sempre abriu espaço para falas femininas, divulgando a criatividade e inovação de mulheres em diversas áreas.


Uma delas é Ana Fontes, empreendedora Social, fundadora da RME - Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, que na edição do Path Amazônia, em 2021, participou do Path com uma palestra sobre geração de renda e inclusão social das mulheres através do empreendedorismo feminino. Ana Fontes mostra que quando se investe em mulheres, elas podem melhorar o mundo. Assista no Path:



Abril


A agenda para o desenvolvimento sustentável e as metas até 2030 voltaram à tona em abril desse ano, depois de dois anos de poucos avanços por conta da Covid-19, foi aprovado no dia 4 de abirl o Resumo para Formuladores de Políticas do relatório do Grupo de Trabalho III do IPCC. Com o nome "Mudanças Climáticas 2022: Mitigação das mudanças climáticas" , o documento foi aprovado por 195 governos membros do IPCC, por meio de uma sessão de aprovação virtual iniciada em 21 de março.


No Path Amazônia, em 2021, a maior parte dos conteúdos tiveram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como base, e em abril de 2022 a comunidade internacional reafirmou a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, e o presidente dos Estados Unidos Joe Biden teve destaque nesse processo, se comprometendo estar na liderança do mundo na luta contra as mudanças climáticas.


Para falar sobre os investimentos necessários para atingir a agenda 2030, tivemos a participação do Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, que explica para o Path o que é o banco e sua aplicação na sociedade brasileira e no desenvolvimento sustentável, além disso Montezano conta como podemos regenerar o planeta através de um capitalismo mais consciente e com inovação.



Maio


Nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 causou grandes dificuldades para trabalhadores em todo o mundo. Houve uma grande queda no emprego, desemprego e redução salarial, resultando em mais pobreza e privações. Muitos dos trabalhadores mais vulneráveis, como os trabalhadores informais, foram especialmente afetados.


É por isso que o 1º de maio de 2022, com o retorno parcial à normalidade, não deve ser visto apenas como um feriado comum, mas como um dia para refletir sobre a importância do trabalho e lembrar a todos os trabalhadores ao redor do mundo que seus direitos devem ser respeitados.


No Path tivemos duas palestras muito interessantes sobre o tema, em uma delas tivemos a empresária Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money e da fintech D'Black, com partilhando sua experiência na transformação e inovação com soluções para o dia a dia de empreendedores negros.


E a co-fundadora e conselheira do Engajamundo e empreendedora social do Instituto Alinha, Dari Santos, que conta como criou o primeiro sistema de Blockchain brasileiro na moda, a fim de garantir a participação dos consumidores nessa missão de levar dignidade às pessoas que fazem nossas roupas. Nessa conversa ela nos leva a refletir sobre quem faz nossas roupas e a história por trás de cada costureira e costureiro. Assista as duas palestras abaixo:



Junho


Em junho infelizmente ocorreram os assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no Amazonas, um choque para toda a região e para o Brasil. Bruno era líder local que lutava pela proteção e preservação das terras indígenas e dos direitos dos povos indígenas.


O assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira foi um choque para toda a comunidade indígena e para todos que lutam pelos direitos dos povos originários. Seus assassinatos foram uma triste lembrança de que os direitos dos povos indígenas ainda estão em risco no Brasil.


O Path sempre foi palco para o diálogo, e a questão indígena fez parte de nossos palcos em palestras e conversas com líderes indígenas e ativistas indigenistas. Separamos 4 conteúdos sobre o tema, que estão disponíveis em nossa plataforma de streaming.




A matéria continua na parte 2, com o restante do ano de 2022 e mais conteúdos Path, clique aqui e veja mais.


0 comentário
bottom of page