top of page

Retrospectiva 2022 através dos conteúdos do Path - parte 2

Relembre os principais fatos do ano e veja conteúdos do Path relacionados ao que foi destaque em 2022.



Seguindo nossa retrospectiva do ano de 2022 e listando os principais conteúdos do Path relacionados aos temas e fatos que foram destaque nesse ano, chegamos ao segundo semestre. Se você ainda não viu a primeira parte dessa matéria, aproveite para ler antes de começar aqui. Clique aqui para ir à parte 1, ou siga com a gente nessa matéria.


Confira o que foi destaque em 2022:


Julho


Julho foi o mês onde a inovação deu as caras em diversos setores e indústrias, por exemplo, no Brasil a tecnologia de internet móvel 5G surge pela primeira vez tendo a cidade de Brasília como teste inicial. O telescópio James Webb envia para a terra suas primeiras imagens do cosmos com diversos dados científicos sobre o universo. A energia limpa e carros elétricos começaram a ser mais comuns no Mundo, aqui no Brasil há um boom do setor, com eletropostos disponíveis para oferecer tomadas de recarga dos veículos.


No Path, os avanços tecnológicos são temas de diversas palestras disponíveis em nossa plataforma de streaming. Em uma dessas palestras, Bruno Nardon, Sócio fundador do G4 Educação e Norte ventures, conversa com Felipe Yagi, gerente de marketing e comunicação Latam Hub na Volvo Cars, sobre carros autônomos, highway pilot, novos modelos de comercialização, carros elétricos e economia circular. Confira:




Agosto


Em agosto, a Lei de Cotas completou dez anos em 29 de agosto de 2022, desde que foi sancionada em 2012. Esta lei, conhecida como Lei 12.711/2012, determina que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam alocadas para estudantes provenientes da rede pública. Além disso, ela estabelece quaisquer chances separadas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência.


E em 9 de agosto, foi comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo dar condições minimamente dignas de existência aos indígenas de todo o globo, além de desenvolver o direito à autodeterminação das suas condições de vida e cultura, e assegurar os Direitos Humanos. Neste ano, a data foi celebrada com 28 anos de existência.


No Path, fizemos uma matéria sobre as mulheres que são lideranças indígenas no Brasil e, em nossa plataforma de streaming, disponibilizamos conteúdos com discussões sobre o sistema de ensino, sobre o mercado de trabalho, redução de desigualdades, entre outros assuntos relacionados.


Seguindo esse tema, tivemos a conversa entre Ketyanne Silva, que é Mãe e Comunicóloga, junto com Victor Jamé, consultor de marketing e produtor de conteúdo. Eles conversam no Path Amazônia sobre o mercado de trabalho e estratégias de crescimento. A dupla levanta a questão sobre o que queremos, como sociedade, para o futuro profissional da população negra no Brasil?


Ainda sobre oportunidade, tivemos mais duas palestras que valem muito serem vistas, uma delas com Edu Lyra, que explica como podemos construir um país onde a pobreza só será mais uma peça de museu. O fundador e CEO da ONG Gerando Falcões, que age como um ecossistema de desenvolvimento social na favela, apresenta os caminhos que a ONG vem desenvolvendo para a transformação de crianças, jovens, líderes e moradores das favelas, combinando educação em diferentes esferas, acesso ao trabalho e tecnologias.


Assista as duas palestras clicando abaixo:



Setembro


Setembro foi um mês agitado, tivemos a Assembleia Geral da ONU, com a retomada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como parte das discussões em meio às crises mundiais, como fome, guerras e emergência climática. A Assembleia Geral é um foro inestimável onde os Estados-Membros podem discutir problemas globais e buscar soluções que beneficiem a todos. Ela estabelece programas e políticas que promovem a cooperação internacional e ajudam a promover a paz e segurança internacionais. É por meio deste órgão que a ONU desempenha seu papel de liderança na manutenção da paz e segurança mundial.


Mas setembro também é um mês importante para campanhas sobre saúde mental, o "Setemebro Amarelo" ganhou ainda mais destaque esse ano por conta do longo tempo que ficamos em uma pandemia. Com o isolamento social e o alto número de mortes, só agora conseguimos olhara para nós mesmos e cuidar da saúde da mente.


No Path esse tema não fica de lado e entre as palestras disponíveis em nossa plataforma está a conversa, ou encontro, transcendental de Tom Almeida, fundador do revolucionário Movimento inFINITO, que promove conversas sinceras sobre a vida e a morte, AnaMi, autora do canal @Paliativas e dos livros “Enquanto eu respirar” e “Vida Inteira" e Luciana Branco, autora do podcast “O que sei de mim”, sobre autoconhecimento, que batem um papo sobre o sentido da regeneração na vida, na morte e depois dela. Assista:



Outubro


Outubro foi o mês que deu destaque ao ativismo ambiental, com a proximidade da COP27, muitos ativistas resolveram trazer à tona as pautas mais urgentes para o planeta. Foram movimentos de ativistas em todo o mundo se posicionando em frente às molduras e coberturas de vidro das obras de arte em grandes museus, jogando tinta nas obras como forma de protesto.


No início de outubro, ativistas da Just Stop Oil jogaram sopa no quadro “Girassóis”, de Vincent van Gogh, na Galeria Nacional em Londres. E dias depois, ativistas climáticos atacaram a “Garota com Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer, em um museu em Haia, na Holanda, com um homem colando a cabeça na cobertura de vidro e outro afixando a mão em uma área fora da moldura.


Além disso, a Amazônia vinha a meses sendo atacada pela exploração ilegal, com territórios protegidos sendo invadidos por madeireiras e mineradoras. Para quem acompanha o Path, sabe que a questão amazônica sempre foi um dos pontos discutidos em nossas palestras, são conteúdos que abrangem a economia circular na região, a preservação e regeneração das florestas, proteção do bioma e etc. Separamos aqui quatro destes conteúdos para ilustrar o debate que ocorreu no mês de outubro e segue em discussão até o momento. Confira:




Novembro


Chegamos ao mês passado, novembro é o mês que deu início à Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Diante de muitas polêmicas envolvendo a sede da Copa, no Catar, o que ficou lembrado nesse evento foi a união de muitas nações em torno de um esporte. O esporte é um dos maiores incentivadores à saúde e bem-estar, quando praticado com regularidade, é capaz de melhorar não só o bem-estar físico, mas também mental.


Assim como a Copa, as Olimpíadas também causam uma comoção parecida, é um mês de superação e esperança para diversas nações. No Path, entre as diversas conversas em nossa plataforma, há uma que vale muito à pena ser vista dentro desse contexto. O papo entre Fernando Gavini e Giovana Pinheiro, do “Olimpíada Todo Dia”, traz o tema sobre regenerar a forma das pessoas olharem para os esportes olímpicos e paralímpicos aqui no Brasil.


No papo, eles compartilham um pouco do início desse veículo de comunicação que nadou contra a correnteza da comunicação tradicional e que encontrou na igualdade e na horizontalidade uma forma nova de comunicar o tema. Confira:



Dezembro


Chegamos ao fim do ano, ainda faltam alguns dias para o fim de 2022, aqui no Path estamos trabalhando para trazer muito mais conteúdo e novidades no próximo ano, Acompanhe nosso portal de conteúdo, nossas redes sociais, no Youtube, Instagram e Linkedin. E confira muito mais conteúdos audiovisuais em nossa plataforma de streaming, além desses que listamos aqui nesse especial.


E para fechar, a última dica são os documentários originais do Path, todos disponíveis em ondemand.festivalpath.com.br . Estamos sempre atualizando com conteúdos inéditos e exclusivos. Confira:



0 comentário
bottom of page